Os ônibus especiais americanos utilizam coberturas de proteção contra diversos tipos de agressões que possam ocorrer contra a estrutura.
Uma das agressões é o aquecimento da fuselagem que ocorre na ocasião da reentrada do equipamento na atmosfera. A proteção precisa aguentar, em algumas partes, temperaturas que podem chegar até 1650 oC.
Cada área da estrutura precisa de uma tática diferente de recobrimento.
Na Wikipedia podemos ver um diagrama das diferentes regiões e diferentes tipos de cobertura utilizados.
https://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_thermal_protection_system
Em boa parte a cobertura é feita com blocos de LI-900, que é feito de fibras de quartzo fundido (sílica com pureza 99,9%), sendo 94% do volume em ar. Cada bloco deve ser feito para se encaixar perfeitamente em uma determinada parte da superfície, como em um quebra-cabeças gigante.
Demonstração do poder isolante de um desses pedaços de recobrimento. A descrição do vídeo indica que é um LI-900.
Logo após aquecer a superfície é possível pegar o bloco pelas bordas.
Um ainda mais impressionante.
Vídeo em inglês.
Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.
quero saber quantos cavalos de força tem os motores de um onibus espacial tem.
Gostaria saber quantos cavalos de força tem um onibuis espacial
obrigado
aproximadamente 37 milhões de HP.
Sou facinado na história espacial. Leio bastante quase tudo sobre os ônibus espaciais, mas gostaria de saber como é o choque térmico do ônibus espacial quando da reentrada na atmosfera? Qual o tempo que a nave fica exposto suportando esta altíssima temperatura? E como os vidros e borrachas suportam este choque?
Infelizmente não possuo as informações que procura.
Indico o próprio site da Nasa como fonte para consulta
http://www.nasa.gov/
gostaria de saber de qual local do Brasil vem a areia que se retiram as fibras de silício que recobrem a fuselagem do ônibus espacial.
Gostaria de saber se uma nave espacial suportaria temperaturas muito baixas, como por exemplo a baixa temperatura para sair da galaxia
Naves espaciais estão adaptadas à temperatura do espaço. Em viagem à Lua as temperaturas eram bem baixas.
gostaria de saber se pra entrar na astmosfera e presciso de velocidade , me e possivel sai dela sem precisar usar muita velocidade ou seja nave poderia devagar ela consegueria sair do planeta e quanto tempo levaria
me diz uma coisa a gente ve fala que planeta ta em posse alguma nave alienigena eles nao poderia explorar as tecnologia pra descobrir com uma nave deles possa voar tao rapido ou tb descobrir com eles usa as camuflagem da nave
Não acredito que o homem tenha ido pra lua, hoje em dia pode até ser que vá, porém em 1969 era uma tecnologia muito primitiva, na minha humilde opinião, os usa e os russos estavam na corrida ao espaço para esconderem outras coisas. Minha opinião só isso.
Olá eu pesquisei muito sobre a Saturn V, mas não consegui encontrar do que era feita sua fuselagem.
Gosto muito de tecnologia principalmente em relação às pesquisas espaciais e também as grandes engenhocas criadas pelo homem para exploração espacial.
O que me fascina ainda, são os sistema de isolação térmica a base de mica e outros componentes uns sintéticos e outros naturais que protegem as naves espaciais quando da reentrada na atmosfera da terra e de outros planetas.