Conforme o tempo passa e os estudos na área de nanotecnologia aumentam, desperta a curiosidade cada vez maior de vislumbrar o átomo com perfeição, em ver o movimento, comportamento e características.
Em cada estudo publicado percebemos que estamos cada vez mais próximos de ter mais e mais informações sobre os átomos e moléculas, em sua intimidade.
Recentemente (este ano) foi fotografado o movimentos do átomos na reação de fotossíntese. Incrível! Mas como chegaram até este ponto? Simples. Por meio de um feixe de raios X “avançado” ( o segredo esta nesta palavra).
Aqui está a imagem:
Já os microscópios de força atômica, são os responsáveis pela nova fronteira de identificação química dos compostos, com um rastreamento e identificação de alta precisão dos átomos presentes em uma amostra.
O resultado:
E a bela identificação do pentaceno, também por força atômica. Para mais detalhes sobre esta técnica, veja o texto neste blog – Retratos moleculares.
Fontes:
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/05/100509202634.htm
Texto de Dison Franco
o comentário é excelente! descobertas a respeito da evolução atômica sempre desperta grandes interesses! Para que houvesse uma melhor compreenssão dos procedimentos adotados, seria ótimo visualizá-lo com legenda.
Excelente, gostaria sou aluna de graduação em química e gostaria re receber mais informações em do mundo da química
Entre no http://www.tabelaperiodica.org e envie seu mail para receber as novidades. 😉