Categories: Físico-química

O Big Bang quebrou as leis da termodinâmica?


A resposta curta e direta é…
Não!

Sean Carroll, físico especialista em cosmologia, comenta sobre as leis de termodinâmica, em especial sobre a primeira e segunda leis e a sua relação com o evento do Big Bang.
A segunda lei da termodinâmica, que trata do espalhamento da energia e entropia, quando percebida pela Cosmologia nos dá a informação de que no momento do Big Bang a entropia era baixa (pouco espalhamento da energia) e que vem aumentando desde então. Porque isso ocorre? Sean Carroll já avisa que não se sabe com certeza o motivo disso estar ocorrendo. É uma questão em aberto na cosmologia!

No vídeo abaixo Carroll também responde às perguntas
‘Porque o Universo iniciou em um estado de baixa entropia?’
‘Como poderiam diferir as leis da física pelas regiões de um multiverso?’
‘Existem fronteiras claras entre diferentes regiões de um multiverso?’
‘É possível detectar a presença de outros universos?’

Vídeo com legenda em português! Clique aqui e veja como exibir a legenda.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna ( luisbrudna@gmail.com ).

View Comments

  • Se a entropia era baixa, então tudo já estava formado no início (planetas, estrelas, satélites)? Como uma explosão tão agressiva poderia ser considerada de entropia baixa? Se a entropia era baixa, então era organizado. A pergunta é: o que organizou? Sabemos que não existe lei natural capaz de organizar de maneira tão complexa e ajustar finamente as constantes universais (00:54). Se dizem que o universo foi se organizando e formando estrelas, planetas, galáxias, então uma explosão (algo desorganizado) resultou em um universo com ajustes finos e organização de moléculas que formam organismos vivos (algo organizado), e tudo isso é o oposto da 2ª lei da termodinâmica. Se alguém souber responder com base nas leis que conhecemos...

    Multiverso não explica. As condições para a existência do Universo implicam em muitos ajustes finos e condições especiais para o funcionamento dos sistemas. Imaginar que bilhões de universos foram todos finamente ajustados ao acaso fica difícil. (01:48) "Nosso universo nasceu com baixa entropia por que foi comprimido de um universo com alta entropia"? Alta entropia gera baixa entropia então? Qual lei da termodinâmica é essa? Universos com alta entropia podem funcionar? A matéria desses universos pode existir sem ajustes finos? Complicou mais ainda...

    É complicado acreditar que tudo é resultado de acidente. Tantos acidentes já vimos e nem um gerou algo complexo, interdependente e funcional (03:45).
    Quando excluímos a hipótese de um Criador temos que inventar coisas que contrariam as próprias leis naturais. "Ah, mas um Criador não é passível de verificação científica", multiverso também não é; big bang também não; todos os dogmas não são... Nessas horas que os cientistas deveriam lembrar da Navalha de Ockham. Na hora de escolher uma explicação, escolham a mais simples e menos contraditória.

    • Usar a palavra 'explosão' não é uma boa estratégia para entender o Big Bang. Se você se fixar nas analogias de uma explosão, vai ter dificuldade para entender.
      Outro erro teu é usar o termo desordem como um definidor de entropia. Não é. Entropia fala sobre o espalhamento ou 'concentração' de energia. O termo desordem pode trazer erros de entendimentos em leigos que não entendem bem a entropia.
      Me parece que as tuas dúvidas aparecem justamente por não conhecer a fundo os conceitos de entropia e big bang. Leia mais livros de físico-química.

  • Veja meu amigo, o conceito é muito simples. Ele explica que não existe uma escala para aquilo que consideramos baixo o alto, em termos gerais. Portanto, o universo anterior pode ter tido uma entropia altíssima, que para nós é considerada baixa, nosso ponto zero. Tudo depende do referencial, quando se trata de dizer se algo é alto ou baixo. Quanto ao resto da sua dúvida, de fato você está focando na sua definição de organização, que não condiz com o que se entende na física, veja que ele utiliza esse termo apenas como uma analogia, como toda analogia ela não deve ser levada ao extremo. Por exemplo, se eu te disser que nossa sociedade se comporta em sob uma perspectiva geral como um formigueiro, estou fazendo uma analogia, não quer dizer que você vá levar ao pé da letra e tentar aplicar essa frase como uma máxima. A segunda lei da termodinâmica não é exatamente a frase " coisas se desorganizam cada vez mais", é "a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo". Para entende-la, vale usar analogias, mas não se prender a elas