Em sua visita ao Brasil em 2012 o Prof. Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, ficou impressionado com a criatividade no uso de garrafas PET para construir modelos moleculares.
A técnica de construção é relativamente simples; com cortes em lugares certos as garrafas PET de refrigerante e água podem servir de estrutura para montar modelos de moléculas. As ligações químicas podem ser melhor simuladas com uso de cano flexível, que podem ser os do tipo usado para condução de fiação elétrica.
Veja alguns trabalhos que já foram feitos usando as garrafas PET
http://www.uel.br/eventos/cpequi/Paineispagina/18204146520090614.pdf
A vantagem destes modelos é conseguir uma estrutura de um tamanho maior do que a comumente encontrada em modelos moleculares adquiridos em lojas especializadas.
O vídeo possui legendas em português.
Achei muito criativo… mas olha a gravata do cara!!!! demais
Eu e meu marido somos fãs dele, sempre assistimos os vídeos da Universidade de Nottingham, o Periodic Table, o Sixty Symbols, o Numberphile… ficamos curiosos em saber que universidades ele visitou aqui no Brasil. Ele é o máximo, uma graça. Somos fãs de tudo o que é ciência, então curtimos muito também os modelos com PET. Eu cheguei aqui pois estava trabalhando (bom, eu trabalho com sociologia…) mas há um cantinho das minhas preocupações que é reservado pra uma sobrinha querida, e eu já conversei muito com ela sobre moléculas (quando ela era pequena eu chamava de “molecas” e ela me corrigia rindo…) e estava me perguntando por que foi que eu doei meu set de montagem de moléculas orgânicas comprado aqui na USP (num departamento ou fundação dedicada ao ensino científico que nem sei mais se existe…). Achei muito legal mesmo o modelo com as PET… como gosto de DIY, vou botar na minha lista de “to dos…”. obrigada pelo post 🙂
O Prof. Martyn veio para o Brasil mais de uma vez. Em uma das oportunidades ele esteve na UFRJ onde fez uma palestra.
Que bom saber que gosta dos vídeos.
Achei muito interessante! Vou tentar elaborar com os discentes de um curso de formação docente.