Qual dessas substâncias é mais tóxica? Hnegripitrom ou Magnalroxate?
Os pesquisadores Hyunjin Song e Norbert Schwarz realizaram um estudo para quantificar a percepção das pessoas sobre a toxicidade de substâncias, e concluiram que nomes mais estranhos dão uma maior sensação de perigo.
O mesmo estudo também sondou o mesmo efeito para parques de diversão. Brinquedos com nomes mais estranhos eram percebidos como mais excitantes e que poderiam causar mais enjôo.
Uma explicação para o efeito, é que as pessoas tendem a considerar mais seguro aquilo que estão mais acostumadas. Um nome difícil de pronunciar causa estranheza e uma maior sensação de perigo.
Este é um dado interessante para aqueles que tem a função de batizar novas substâncias.
Este efeito também já foi percebido para nome de empresas. As que tinham nomes mais amigáveis apresentavam um melhor desempenho no lançamento de suas ações na bolsa de valores.
O artigo completo está disponível no site do autor (em PDF).
Song, H., & Schwarz, N. (2009). If It’s Difficult to Pronounce, It Must Be Risky Psychological Science, 20 (2), 135-138 DOI: 10.1111/j.1467-9280.2009.02267.x
Pior que é verdade. Nunca tinha parado pra pensar nisso!
A melhor e mais correta identificação da toxicidade de uma substância é feita pela leitura de seu rótulo e não pela apar~encia de seu nome estranho!!
ATENÇÃO AS CORES DAS SUBSTÂNCIAS!!!
Alguém entendeu?! 🙂
bem legal rsrsrsr